Prolibras
ProLibras em Janeiro

Prof. Dr. Tanya A. Felipe

. O que é o ProLibras ?

O ProLibras é um exame de proficiência que certificará, anualmente, docentes, e tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras.

O ProLibras foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil para cumprir a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5626/2005. O MEC nomeou uma comissão, formada por professores de universidades (UnB, UFRJ, UFSC, UPE), representantes de várias secretarias desse ministério (SEESP, SESU, SETEC, SEED), da FENEIS e do INES que tiveram a responsabilidade de elaborar o edital e os manuais do aplicador e do participante; escolher os conteúdos programáticos e elaborar as provas.

Esse exame é diferente dos outros exames de proficiência porque o participante aprovado receberá um certificado como profissional. É como um certificado de Notório Saber por essa pessoa que já ser um profissional que atua na área, mas que não tem a formação acadêmica. A diferença entre professor e instrutor de Libras estará na titulação: por já ser graduado ou ter apenas o Ensino Médio respectivamente. Tanto ouvintes como Surdos poderão fazer qualquer um dos exames.

O ProLibras será executado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e deverá ser aceito pelas IES como título que comprova a competência no uso, no ensino e interpretação de Libras.

Prolibras - Universidade Federal de Santa Catarina - clique aqui

Clique aqui para ver o texto na íntegra

 

Surgimento da Língua de Sinais
Oficialização e Regulamentação da Libras

 

 


Governo do Rio
* CEHAB

* SMPD
* SEDEIS
Prefeitura do Rio
* Seobras
* Rio Luz
* Fundação Rio Zoo

Casa França Brasil


Festa de 20 Anos da ASJF - Convite do Presidente

02 de junho de 2012

Leia mais.

Festival de Caldos - SSBH


9 de junho de 2012

Leia mais.

24 de março de 2012 - Inauguração do Curso de Formação de Tradutores e Intérpretes da LIBRAS em Manhuaçu - MG.