PROLIBRAS

Proficiência em Libras terá exames até 2016

Prezados colegas,

É muito importante realizar o Exame Prolibras, pois ele representa um dos resultados das conquistas da comunidade surda. O Exame Prolibras é um documento com o aval do MEC, assim é muito importante que todos os surdos e intérpretes de língua de sinais o façam. Todos os instrutores e professores de língua de sinais deveriam fazer o exame, para terem um documento formal reconhecido pelo MEC, enquanto não houver formandos de cursos de graduação de Cursos de Letras Libras Licenciatura. Os intérpretes de língua de sinais também deveriam fazê-lo, pois terão um documento formal reconhecido pelo MEC que poderá servirá enquanto não houver formandos de cursos de especialização em interpretação dalíngua de sinais e Curso de Letras Libras Bacharelado. Por favor, divulguem para os seus colegas e amigos que as inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto no site www.prolibras.ufsc.br

Abraços,

Ronice Müller de Quadros

UFSC

SITE DE PROLIBRAS


23/07/2007 18:27

O Ministério da Educação realizará, anualmente, até 2016, o Exame Nacional para Certificação de Proficiência em Libras e para Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras (Prolibras). A responsabilidade do exame é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). É o que determina a Portaria Normativa nº 29, de 20 de julho de 2007, publicada nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União.

Pela competência do corpo docente, os estudos e pesquisas na área da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a oferta do curso de letras/Libras, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a primeira instituição pública de ensino superior a ser credenciada pelo Inep para realizar o Prolibras. A partir de 2008, outras instituições de ensino superior poderão ser credenciadas para executar o Prolibras. Os critérios serão definidos e divulgados pelo Inep.

Este ano, as inscrições para a realização do exame poderão ser feitas de 1º a 31 de agosto. A aplicação das provas está prevista para ocorrer em outubro, em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, nas dependências de instituições públicas de ensino superior, parceiras do programa de certificação de competência e de acessibilidade à educação.

O Decreto nº 5.626/05 determina que, por dez anos, o MEC promova esse exame de forma a certificar a proficiência de pessoas surdas ou ouvintes, com escolaridade de nível médio ou superior, com fluência no uso e competência no ensino de Libras, bem como certificar a proficiência de pessoas ouvintes com competência para os serviços de tradução e interpretação de Libras/Português/Libras.

Pelo decreto, as pessoas que obtiverem a certificação de proficiência em Libras estarão habilitadas para o ensino de Libras e as que obtiverem a certificação de proficiência em tradução e interpretação poderão promover a acessibilidade de alunos surdos.

Maria Pereira Filha

SITES

http://www.in.gov.br/materias/xml/do/secao1/2794516.xml


Inscrições para o exame de proficiência em Libras vão até o dia 31
Várzea Grande, 20/08/2007 - 12:55.

Da Assessoria

A inscrição no Exame de Proficiência na Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Prolibras, está sendo realizada somente pela Internet. Podem se inscrever pessoas surdas ou ouvintes, para a certificação em duas modalidades: Proficiência no uso e no Ensino da Libras e Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras. Nos dois casos, conforme o artigo 8º do Decreto 5.626/05, os candidatos precisam obedecer aos requisitos de fluência em Libras e ter nível superior completo ou nível médio completo.

As provas, em Mato Grosso, serão realizadas no Instituto de Educação da UFMT, em Cuiabá, informa a coordenadora local do Prolibras, professora Sumaya Persona de Carvalho, do Departamento de Psicologia. A Instituição que elabora e operacionaliza a aplicação das provas é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ´´A UFMT, assim como as demais instituições de ensino superior (IES), são pólos aplicadores e ficam responsáveis pela infra-estrutura necessária para a realização da prova, de acordo com as especificações e orientações da UFSC``, explica.

O Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em 24 de abril de 2002, ao aprovar a Lei 10.436. Definiu, nessa legislação, que seu uso e difusão devem ser garantidos e institucionalizados pelo poder público. Em seu artigo quarto, está rpevisto o ensino da Libras se torne um componente curricular aos cursos de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de formação de professores, em nível médio e superior.

O Prolibras é um programa promovido pelo Ministério da Educação e desenvolvido pelas IES, com o objetivo viabilizar a certificação de proficiência em Libras, bem como para a certificação de proficiência em tradução e interpretação da Libras, por meio de um exame nacional. Os certificados obtidos por meio deste exame Prolibras poderão ser aceitos pelas instituições de ensino superior como documentos que comprovam a competência nessas duas áreas.

Procedimentos - Para efetuar a inscrição basta entrar no site MailScanner detectou uma possível tentativa de fraude de "www.prolibras.ufsc.br<" www.prolibras.ufsc.br ou www.coperve.ufsc.br até às 20h do dia 31/08/2007, observado o horário oficial de Brasília, preencher integralmente o formulário do Requerimento de Inscrição e enviá-lo via Internet para a Coperve/UFSC. Para tanto, o requerente deverá observar as instruções disponíveis nos sites. Em seguida deve-se imprimir o comprovante do requerimento de inscrição e o Boleto Bancário e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 30,00 usando o Boleto Bancário, até o dia 31/08/2007. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do Território Nacional, no horário de atendimento externo, em postos de auto-atendimento ou via Internet até às 21h desse dia, no horário Brasília.

Provas - As provas serão realizadas em duas etapas. A primeira etapa será composta por prova objetiva e a segunda etapa será composta por uma prova prática. A prova objetiva será realizada no dia 07/10/2007, no horário das 15h às 17h e será composta por 20 (vinte) questões objetivas sobre Compreensão da Libras. As provas práticas serão realizadas a partir das 14h do dia 09 de outubro de 2007, conforme cronograma a ser divulgado juntamente com o resultado da prova objetiva às 14h do dia 08/10/2007. Em todas as etapas é observado o horário oficial de Brasília.

fonte:Jornal Documentos -MT


Add Video to QuickList
Prolibras
02:18
From: washington107
Views: 90
Add Video to QuickList
From: washington107
Views: 1356
Add Video to QuickList
From: washington107
Views: 121
Add Video to QuickList
From: washington107
Views: 43
Add Video to QuickList
From: washington107
Views: 66
Add Video to QuickList
From: washington107
Views: 69



Fonte: 1/8/2007 15:01:58

 

Festa de 20 Anos da ASJF - Convite do Presidente

02 de junho de 2012

Leia mais.

Festival de Caldos - SSBH


9 de junho de 2012

Leia mais.

24 de março de 2012 - Inauguração do Curso de Formação de Tradutores e Intérpretes da LIBRAS em Manhuaçu - MG.